Fechamento de câmbio na importação: entenda

26/04/2024

Se você sonha em desbravar novos mercados no comércio internacional, é bom se atentar aos detalhes do fechamento de câmbio na importação. Afinal, esse processo é repleto de nuances e variáveis que podem ser complexas, desde as altas e baixas das taxas de câmbio até as regulamentações específicas de cada país.

Mas não se preocupe, com as melhores práticas e o apoio de profissionais que manjam do assunto, fechar um câmbio pode ser moleza. E adivinha só? A 3S CORP está aqui para ser sua parceira nessa jornada, principalmente se você é uma empresa brasileira querendo entrar firme no mundo das importações.

Então, vamos mergulhar de cabeça nesse universo fascinante do fechamento de câmbio? Continua a leitura para desvendar seus segredos e entender como ele pode ser o seu diferencial para alcançar o sucesso no mercado global.

O que é fechamento de câmbio?

Imagine que você está importando produtos de outro país. Em algum momento, você vai precisar transformar os reais em moeda estrangeira para pagar o exportador. É aí que entra em cena o fechamento de câmbio.

Câmbio na importação

Em suma, o pagamento internacional pode ser à vista, a prazo ou antecipadamente.

Se você é do time que gosta de pagar à vista, a liquidação acontece no mesmo instante em que se contrata o câmbio na importação. Agora, se preferir pagar a prazo, você combina com o exportador um período para quitar essa fatura.

Existem ainda os casos em que o exportador solicita pagamento prévio e, por isso, deve-se finalizar a transação financeira antes mesmo da mercadoria embarcar rumo ao Brasil.

Antes de escolher a modalidade de pagamento, vale a pena analisar qual deles se encaixa melhor na estratégia e planejamento da sua empresa. Portanto, pense no seu fluxo de caixa e na sua realidade, nos riscos cambiais e no seu relacionamento com o fornecedor antes de concluir com a negociação internacional.

Obviamente, nós também o podemos ajudar com isso.

O marco cambial afeta a minha importação?

As novas regras cambiais trouxeram algumas mudanças relacionadas à simplificação dos processos e mais flexibilidade, o que é positivo para quem faz negócios mundo afora

Dentre os benefícios, podemos destacar a redução dos custos operacionais e a chance de diminuir os riscos cambiais. Com as novas regras, o processo de fechamento de câmbio na importação se tornou menos burocrático, inclusive pela extinção do contrato padrão de fechamento de câmbio. Hoje em dia, cada instituição financeira é livre para celebrar o contrato à sua maneira, desde que não infrinja as regras do BACEN.

De acordo com a nova regulamentação, a antecipação do câmbio é uma realidade e a depender da operação, o prazo de pagamento antecipado pode ser em até 1.800 dias antes, como é o caso de importação de maquinário ou equipamentos sob encomenda, que contam com longo ciclo produtivo.

Entenda como funciona a taxa de câmbio PTAX

Agora, vamos falar sobre a tão falada PTAX, a taxa do Banco Central. Em suma, ela é calculada como uma média ponderada das operações de câmbio que foram realizadas dentro do mercado interbancário, ficando como uma referência oficial para a conversão de moedas estrangeiras na nossa moeda, o Real.

Esse período ponderado de apuração pelo Banco Central é de, normalmente, um dia útil, para chegar nesse valor. E as operações com valores mais altos acabam tendo um peso maior nesse cálculo e, assim, acabam pesando mais nesse cálculo.

A PTAX impacta diretamente no custo das importações, já que é a taxa usada pelos bancos na contratação do câmbio. Quanto maior a PTAX, mais reais você vai precisar desembolsar para comprar a mesma quantidade de moeda estrangeira, o que deixa a operação mais salgada.

Por isso, se você já importa mercadorias, é fundamental acompanhar de perto as oscilações da PTAX ao longo de todo o processo de fechamento de câmbio.

Acompanhar as variações da moeda é imprescindível para uma gestão mais eficaz dos riscos cambiais e a tomada de decisões estratégicas sobre o timing ideal para contratar o câmbio.

Etapas de um fechamento de câmbio na importação

Podemos separar o fechamento de câmbio na importação em etapas, sendo que cada uma delas é de fundamental importância para a transação seja bem sucedida. Começamos com o exportador detalhando o negócio, como preço, prazo de pagamento, Incoterm e as responsabilidades de cada parte envolvida.

Depois disso, é efetuada a contratação do câmbio junto a um banco autorizado pelo Banco Central do Brasil.

etapas do fechamento de câmbio

Aqui é bom sempre verificar as taxas de câmbio oferecidas e aos custos operacionais envolvidos, para escolher a opção mais vantajosa para o seu negócio.

Depois de contratado o câmbio, o banco realizará a conversão do real para a moeda estrangeira, aplicando-se a taxa acordada. Mas é bom sempre lembrar: é muito importante que essa contratação aconteça dentro do prazo estipulado pela legislação, a fim de evitar a incidência de multas e penalidades.

Depois, é a que ocorre a liquidação financeira.

O valor convertido é transferido para a conta do exportador no exterior. Nessa etapa, certamente é fundamental enviar ao banco todos os documentos que comprovam a transação, como a fatura comercial, o conhecimento de embarque e outros exigidos pela regulamentação.

Por fim, com o fechamento de câmbio concluído, você recebe os comprovantes de pagamento e pode partir para os trâmites de desembaraço aduaneiro e internalização da mercadoria. Pronto, missão cumprida!

A equipe 3S CORP cuida de todas as etapas da sua importação

Quando você fecha com a 3S CORP, tem ao seu lado uma equipe multidisciplinar e experiente em câmbio na importação, despacho aduaneiro, regimes especiais e muito mais.

Nos dedicamos a criar soluções personalizadas, que casam direitinho com as necessidades da sua empresa, otimizando processos e cortando custos.

Sabemos que o fechamento de câmbio é uma etapa superimportante para o sucesso de qualquer operação internacional. Por isso, nossa equipe está sempre pronta para lhe orientar, pois nosso objetivo é que você tome as melhores decisões para o seu negócio.

Para entrar em contato com nossos especialistas, clique aqui.

Categorias

Importação

Compartilhar

Posts Relacionados

Artigo relacionado

Conteúdo relacionado estará disponível em breve.

Pronto para começar?

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar seu negócio a alcançar novos patamares no comércio exterior.